Subscribe Feeds Subscribe Comentarios

Entrevista com a cantora Alda Célia

Alda Célia é uma das intérpretes mais respeitadas da música gospel Brasileira. Considerada a primeira ministra de louvor do Brasil, a cantora que começou a cantar ainda criança na Comunidade Cristã de Goiânia, dirigiu corais e começou a compor aos 23 anos. Desde o início de sua carreira há 15 anos atrás, já lançou 7 obras, duas delas pela MK Music. De todas as canções “Deus do impossível” é a mais conhecida e tem impactado milhares de vidas por todo o mundo.

O primeiro trabalho de Alda Célia pela MK “Voar como águia” de imediato foi um sucesso. Ganhou disco de ouro, por ultrapassar as 100 mil cópias vendidas. Recentemente, a cantora lançou o seu segundo CD que novamente lhe presenteou com o Disco de Ouro.

OZIEL ALVES - Alda, quais foram as tuas influências musicais no início da tua carreira e quais são elas hoje?

ALDA CÉLIA - Eu ouço muito o louvor e adoração americano até porque meu esposo é americano. Eu tenho esta influência desde o início da minha carreira. Quando eu me converti foi um missionário americano que me ensinou música, então por esta razão tenho esta influência, desde o princípio. Hoje, eu escuto Hillsong, Michael W. Smith, Amy Grant, Twila Paris, Steve Curtis Chapman, Third day...

OZIEL ALVES - E influência nacional, há alguma?

ALDA CÉLIA - Com certeza. Pastor Asaph Borba foi quem me discípulou. Lá no ministério de Goiânia “Koinonia de louvor” nós crescemos debaixo da influência dele. Na época que eu comecei não tinha muita coisa pra ouvir, só tinha “Vencedores por Cristo” e “Asaph Borba”, praticamente (Risos).

OZIEL ALVES - Há algumas décadas atrás uma música que não tivesse a palavra Deus na letra não passava pelo crivo dos evangélicos como “música cristã”. Hoje, isso não é mais assim, salvo raras exceções. Inclusive pode-se perceber esta evolução no teu estilo de música. O que você acha disso?

ALDA CÉLIA - Oziel, o livro de Ester também não tem a palavra Deus e exalta as qualidades e o poder de Deus o tempo todo. Eu acho que é um paradigma que precisamos quebrar. Nossa mentalidade precisa mudar...

OZIEL ALVES - Já estamos mudando, você não acha?

ALDA CÉLIA - Com certeza. Quando você fala do Senhor como amor, como um Deus que cura, mas com outras palavras, você também está falando Dele. Muitas vezes, você precisa de uma música mais leve para preparar o coração das pessoas para receberem a Palavra. Então, eu acho que você pode cantar de uma forma que as pessoas entendam. Paulo fez isso. “Me fiz fraco para com os fracos”. A questão aí é a seguinte: Você não deve se envergonhar do evangelho. Se a pessoa estiver cantando com o nome de Deus dissimulado porque tem vergonha, daí sim está errado. Mas se você tiver um objetivo, um propósito de realmente conquistar o coração daquela pessoa para Deus, amém.

OZIEL ALVES - Qual a sua opinião sobre o “ouvir música secular”?

ALDA CÉLIA - A questão do ouvir é determinante no futuro de qualquer pessoa. Toda a música leva você a algum lugar. Não existe música sem propósito. Ela sempre louva alguém, ou a alguma coisa, ou a alguma idéia. Ela sempre vai levar você a algum destino, porque música é palavra cantada e palavra determina o teu destino. Então, com certeza, não existe essa coisa de você ouvir uma música e não ser influenciado por ela, a não ser que você feche o seu coração e não deixe que aquilo penetre a sua mente e a sua história. Lógico que nada pode entrar dentro de você, se você não permitir. Mas, eu faço outra pergunta a você: Porque perder tempo em ouvir coisas que não vão acrescentar ao seu projeto de vida e o seu propósito? Se eu tenho um propósito de vida, a minha visão vai estreitar o meu caminho. Eu vou escolher melhor os livros que eu vou ler, as canções que vou escutar, os amigos que eu vou ter e isso determinará o meu destino.

OZIEL ALVES - O escritor C. S. Lewis afirmava crer em Deus, assim como acreditava no sol. Não porque ele podia ver o sol, mas porque através dele podia ver todas as outras coisas. Em cima desta idéia o compositor Bone Burnett declarou: “Se Jesus é a luz do mundo, então há dois tipos de música que eu posso compor. Primeiro sobre a luz; Segundo sobre as coisas que eu posso ver através da luz. Em recente lançamento no Brasil, o jornalista Steve Turner autor de “Cristianismo Criativo?” se mostra favorável a esta idéia e defende categoricamente a opinião de que a música não necessariamente deveria falar em Deus ou de Deus para ser considerada cristã. “Para ele a arte é usada para persuadir e de ARTE os evangélicos estão em déficit”. Deste mix de idéias, qual a sua opinião?

ALDA CÉLIA - C. S. Lewis foi um teólogo que se entregou ao Senhor depois de adulto. Antes ele era ateu, mas depois disso ele conheceu os mistérios da palavra e se aprofundou nos conhecimentos de Deus. Particularmente, sou fã dos livros dele. Tenho inclusive gravado em cd, uma versão pra rádio das 7 crônicas de Nárnia. Eu acho que ninguém expressou com tanta facilidade o reino de Deus de uma forma metafórica como ele. Deus não é o sol, mas ele é o criador do sol. Ele é como o sol no sentido de que o seu resplendor é inatingível. Ele é intocável, é aquilo que sustenta a nossa vida, até porque se sem o sol não haveria vida. Eu creio que nós podemos falar não apenas da pessoa de Deus, mas dos princípios de Deus. O evangelho pra mim tem duas facetas: “a pessoa de Jesus” e os “discípulos de Jesus”. A igreja, incluindo a música cristã, tem falado apenas da pessoa de Jesus. Então, nem toda a música é má se estiver proclamando os princípios da palavra de Deus, se for coerente com os princípios da palavra de Deus. Eu creio que nós precisamos e podemos cantar os princípios que vão ensinar como viver aqui na terra, até porque a pessoa de Jesus nos ensina como viver lá no céu, na eternidade. Os princípios ensinam você como ter uma vida de sabedoria e de frutificação aqui na terra. Então, nós precisamos ter humildade para reconhecer que precisamos aprender, crescer musicalmente, crescer poeticamente. Precisamos crescer em arte. Eu acho que a música e não só a música, mas a arte em geral, foi criada para a glória de Deus e a arte é um dos fundamentos que alimenta a alma.

OZIEL ALVES - Você é da opinião de que através da música se atinge muito mais jovens do que através de uma pregação?

ALDA CÉLIA - Sem sombra de dúvida. Se você perguntar a qualquer um. Numa multidão, a maioria das pessoas vai dizer que veio pra Deus por causa de uma canção. Eu tenho vários, inúmeros testemunhos de pessoas que foram curadas através da música. A música é a linguagem do céu.

OZIEL ALVES - Quais a características de um ministro de louvor, comprometido com a Palavra. O que faz alguém se tornar ministro?

ALDA CÉLIA - Eu costumo dizer que há três características no ministro de louvor. O talento, o caráter e a unção. Você precisa do talento porque a palavra nos instrui em Salmo 33, tocai bem, com arte, júbilo e alegria. O segundo é o caráter que pra mim é o mais importante de todos, mais do que o carisma, porque o carisma passa, mas o caráter fica. A Bíblia diz que o bom nome vale mais do que muitas riquezas. O terceiro é unção. É a sua dependência do Espírito Santo de Deus. Louvor e adoração é trazer o céu para a terra. Você está trazendo o ambiente o trono de Deus para a terra, quando louva. Deus nos deu este privilégio maravilhoso, por isso precisamos fazer isso com muito cuidado e carinho sempre conscientes de nossa dependência de Deus. Eu quero abençoar aqueles que estão começando agora e que eles possam buscar estar perto de pessoas que realmente tenham um caráter aprovado e que conheçam a glória de Deus.

OZIEL ALVES - Pra finalizar um conselho pra este pessoal que está trabalhando, estudando música pra adorar com excelência e talvez um dia obter o reconhecimento que você obteve, chegar onde você chegou.

ALDA CÉLIA - (Risos) Gostaria que fossem além porque o projeto de Deus é assim. Cada geração conquista e a próxima geração vai além. Quero ser como Elias. Elias abençoou a próxima geração com porção dobrada do Espírito que estava sobre ele. Então que esta geração que está nascendo aí agora, receba porção dobrada do Espírito de Deus que está sobre mim... Em composição, em criatividade, em busca de excelência e acima de tudo, busca de expressar a glória de Deus nesta geração. Oziel Alves: Acadêmico de Letras, Língua e Literatura Inglesa pela PUC-RS, Editor/Colunista do Jornal Rio Grande Gospel, Editor/Controlador Mestre do Canal Universitário e Centro de Produção Multimídia da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS, Tradutor e Membro da Igreja O Brasil Para Cristo de Porto Alegre.

(www.ozielfalves.blogspot.com ) via Ministério Adorazione - www.adorazione.com.br

0 Faça seu comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 
Puro Gospel